21/09/17 | 13:38
Nova alça de retorno é instalada na avenida do Turismo

Para melhorar a fluidez de veículos, especialmente em dias de eventos e práticas esportivas, a Prefeitura de Manaus iniciou a implantação de uma alça viária na avenida do Turismo, no sentido aeroporto/Ponta Negra. Nesta quarta-feira, 20/9, os trabalhos executados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) entraram na fase de abertura da nova estrutura. A previsão é que até o fim deste mês o serviço esteja concluído.

Após a finalização desta etapa, serão executados os trabalhos de aplicação da camada de massa asfáltica e a sinalização, que será instalada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans). Com essa nova intervenção, os motoristas que trafegam na avenida do Turismo poderão fazer a manobra de retorno sem precisar contornar toda a “bola” na avenida Coronel Teixeira. A circulação nas alças será permitida apenas para veículos de pequeno porte. Veículos pesados terão que contornar a rotatória.

Segundo o prefeito em exercício e secretário de Infraestrutura, Marcos Rotta, essas intervenções viárias foram baseadas em estudos do Manaustrans e estão sendo executadas pela Seminf, via administração direta. “Esse é mais um trabalho de parceria entre as nossas pastas que irá melhorar o fluxo de veículos na cidade. Neste trecho da Ponta Negra temos inúmeras atividades esportivas, como a Faixa Liberada, que impede o acesso à via, além de eventos e comemorações. Com essa alça, os motoristas terão mais uma opção de retorno sem ter que ir até a bola principal”, destacou.

Ainda segundo Rotta, as novas alças seguem os mesmos moldes das já instaladas pela prefeitura no Complexo Viário Gilberto Mestrinho, no Coroado, zona Leste, na avenida Rodrigo Otávio e, recentemente, na avenida Desembargador João Machado, antiga estrada dos Franceses. “Essas intervenções, apesar de pequenas, têm reflexos positivos na fluidez do trânsito. Esse é o resultado que o prefeito Arthur Virgílio Neto quer oferecer à população, de melhorias e investimentos no trânsito”, ressaltou.

Novos projetos

Outra intervenção prevista para ocorrer ainda neste semestre será na rua Ianomani com Cacilda Pedroso no bairro Alvorada, próximo ao Conselho Regional de Medicina. No local será construída uma mini rotatória que irá melhorar e organizar o fluxo de veículos na área.

“Essa intervenção irá atender a demanda de todos os motoristas que circulam na área do conjunto Ajuricaba, bairro da Paz, Redenção e Planalto. É mais uma medida para dar mais segurança ao trânsito da cidade”, disse o diretor presidente do Manaustrans, Franklin Pinto.

Texto: Isabella Siqueira/Seminf, com informações do Manaustrans

Fotos: Alexandre Fonseca / Seminf

Disponíveis em: https://flic.kr/s/aHsm4giUoF