28/12/14 | 12:01
Prefeito inaugura ponte que dá novo acesso à área da Ponta Negra

Foto: Alexandre Fonseca / Seminf

 

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, inaugurou, neste sábado, 27, a ponte Octávio Beleza da Câmara. A obra cria um novo acesso à Ponta Negra, via estrada do Turismo, na zona Oeste. Com 55 metros de extensão e 15 de largura, a estrutura levou cerca de oito meses para ser construída com o menor impacto ambiental possível. Por isso, além de todo aparato de segurança, a ponte – que passa sobre o Igarapé do Gigante – também ganhou o plantio de 395 novas mudas.

“Nós fizemos uma obra toda em concreto, com pavimentação asfáltica em brita, contemplando o paisagismo de todo o perímetro, passeio para pedestre e, futuramente, quando se concluir o projeto da ciclovia do conjunto Alphaville, nós criaremos aqui também uma ciclofaixa”, afirmou o prefeito.

Além de servir aos moradores e usuários da região, a ponte Octávio Beleza atende uma necessidade para o escoamento de veículos do Complexo Turístico Ponta Negra no dia de realização de grandes eventos, como o Réveillon da Cidade. Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Paulo Henrique Martins, a ponte estará aberta, em ambos os sentidos, em dias normais, e, em mão única, nos dias de grandes eventos.

“A ideia é dar mais conforto e segurança aos usuários da Ponta Negra, então, todas aquelas pessoas que costumam frequentar o local poderão entrar e sair da Ponta Negra pela ponte. Agora, em dias de eventos, o fluxo será apenas de saída e não de entrada, o mesmo sendo feito somente pela avenida Coronel Teixeira. Vale lembrar que na alameda Thales Loureiro temos disponíveis vagas de estacionamento, dando mais tranquilidade aos condutores”, explicou Paulo Henrique.

Acessos
Em dias comuns, o condutor que segue o sentido Turismo/Ponta Negra deve acessar a alameda Thales Loureiro (Alphaville), passar pela ponte, convergindo na alameda Japão e, em seguida, na alameda Líbia, até chegar na avenida Coronel Teixeira (Ponta Negra).

Já quem dirige no sentido oposto, Ponta Negra/Turismo, deve acessar a alameda Alasca, em seguida a Egito, passando pela ponte e saindo na alameda Thales Loureiro (Alphaville), até a avenida do Turismo. Frisando que, nos dias de grandes eventos a ponte Octávio Beleza só será utilizada em mão única, privilegiando a saída da Ponta Negra.

O Manaustrans sinalizou toda estrutura e vias de acesso para orientar os condutores Além disso, agentes de trânsito estarão no local, durante os primeiros dias de funcionamento, para ajudar no fluxo de veículos.

Homenagem

Familiares e amigos do homenageado estiveram presentes na inauguração da ponte que leva o nome do engenheiro Octávio Beleza da Câmara, formado pela antiga Universidade do Amazonas (UA), hoje Ufam, e falecido em 1986. O engenheiro João Augusto Loureiro também teve seu nome destacado no memorial da obra. Falecido em 2013, foi ele quem idealizou toda a infraestrutura da área da Ponta Negra.

“Somos muito gratos por essa lembrança que eterniza o nome da nossa família. O Octávio tinha uma amizade muito sólida com o prefeito e, se ainda fosse vivo, tenho certeza que se sentiria muito honrado em participar da transformação que vem sendo feita na capital pelas obras da prefeitura’”, agradeceu Eraldo Câmara, irmão do homenageado.